(88) 99655-3888

Agende sua consulta agora!

07:00 - 18:30

De segunda a sexta-feira
Aos Sábados: 07:00 -11:00

EPOIT – ERITROPOETINA

ERITROPOIETINA
Material
SORO
Meio(s) de coleta
Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
prazo
6 dias úteis
Volume Mínimo
0,6 mL
Método
QUIMIOLUMINESCÊNCIA
Instruções de preparo
Jejum: Não é necessário jejum ou preparos especiais. Outros: Colher as amostras a mesma hora do dia, principalmente no período matutino das 07:30 da manhã e 12:00 (meio-dia).
instruções de coleta
Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame. Tubo com gel separador: Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
realização do exame
Laboratório de Apoio
links úteis

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.diagnosticosdobrasil.com.br/uploads/materiais/2023/03/db-informacao-pre-analiticas1-1.pdf

Realização
Segunda à Sábado
instruções de estabilidade
A amostra é estável por 7 dias refrigerada de 2°C a 8°C ou por até 2 meses congelada.
instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
Instruções de Distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
doenças relacionadas
Aplasia medular, Anemias crônicas, Insuficiência renal, Policitemia primária e secundária, Feocromocitoma, Hepatoma, Nefroblastoma, Adenocarcinoma renal
interpretação
A Eritropoetina é o principal regulador da eritropoiese, estimulando a proliferação e diferenciação de células precursoras eritróides na medula óssea. Em mamíferos, o fígado fetal produz quase totalidade do hormônio. Em adultos a produção hepática baixa para menos de 10% e a secreção renal é responsável por mais de 90%. Acredita-se que o local de produção seja nas células tubulares renais proximais ou nas células endoteliais capilares peritubulares do córtex renal e medula externa. A clearence de Eritropoetina circulante não tem sido totalmente explicada, mas é realizada, em uma pequena parte, pela excreção urinária, e possivelmente também pela eliminação hepática e pela captação em células alvo na medula óssea. A Eritropoetina ajusta a produção de células vermelhas para satisfazer as exigências de oxigênio nos tecidos. Exerce seu efeito através de um sistema complexo de feedback, no qual a secreção renal do hormônio é controlada por um sensor de oxigênio no rim que responde à pressão parcial de oxigênio no sangue. Sob condições de aumento de oxigênio periférico, os níveis de Eritropoetina diminuem. Isto é observado após a correção da hipóxia em indivíduos saudáveis (como uma descida de uma elevação alta) e após a hipertransfusão.

Resultado de Exame

Preencha os campos corretamente para acessar seus exames.

Iniciar Agendamento
1
Precisa de ajuda com seu agendamento?
Olá,
Vamos cuidar da sua saúde. Agende agora!